
Desde o início da pandemia, o Departamento de Fiscalização do Crefito5, adaptou suas ações para que fossem realizadas de forma remota. O foco principal dos fiscais foi auxiliar os profissionais abordados por telefone, prestando esclarecimentos e sanando dúvidas sobre as diversas orientações e diretrizes divulgadas em função do cenário atual.
Em reunião no dia 13 de julho, a diretoria do Crefito5 e o DEFIS avaliaram os resultados obtidos até agora e discutiram estratégias para serem implementadas nos próximos meses.
Além do trabalho constante de fiscalização e orientação, os fiscais também estão entrando em contato com aqueles que possuem pendências anteriores à pandemia para buscar uma solução, dando continuidade ao trabalho de amparar todos os profissionais para que possam atuar e continuar contribuindo com a sociedade, oferecendo uma assistência de qualidade a qualquer tempo independente do momento que atravessamos.
Os fiscais relataram ainda que, de acordo com a maioria dos profissionais contatados, é baixa a adesão ao teleatendimento e teleconsulta, recentemente regulamentados pelo Conselho Federal pela Resolução nº 516/2020. Já o telemonitoramento, também contemplado na resolução, teve maior adesão, principalmente no início e para pacientes idosos, mas não se consolidou com a prática da Fisioterapia. Muitos profissionais atribuem tal fato à problemas de acesso dos usuários.
“Agradecemos a compreensão de todos os profissionais que tão bem acolheram os fiscais e colaboraram, prestando as informações valiosas e necessárias ao DEFIS. Continuaremos com este formato de trabalho até que seja adequado e permitido o retorno à rotina de fiscalização presencial, na certeza de que assim estaremos nos protegendo e protegendo a todos, sem deixar de olhar por nossas profissões e nossos profissionais”, comentou o presidente do Crefito5, Jadir Camargo Lemos.