Serviços de Fisioterapia foram debatidos na Assembléia Legislativa

11/11/2007
A presidente do CREFITO/RS, Dra. Maria Teresa Dresch da Silveira, e a coordenadora do Departamento de Fiscalização desse Regional, Dra. Perla Teles, apontaram, em Audiência Pública presidida pela Deputada Estadual Stela Farias (PT), presidente da Comissão de Serviços Públicos, na última 5ª feira, dia 8, os principais problemas existentes na prestação dos serviços de Fisioterapia no Estado.

A falta de contratação de Fisioterapeutas, resultando em número insuficiente de profissionais para atendimento da demanda e a precariedade das instalações físicas e de equipamentos adequados constituem os principais problemas recorrentes na prestação dos serviços.

Conforme Dra. Maria Teresa, é necessário mostrar as dificuldades, dando oportunidade para que a sociedade tenha ciência e discuta alternativas para que serviços de Fisioterapia sejam oferecidos com a qualidade adequada à recuperação da saúde das pessoas. “Instalações precárias, vínculos de trabalhos pouco claros, acessibilidade deficiente e baixa remuneração compõem um quadro que causa instabilidade na assistência em fisioterapia”, disse a presidente do CREFITO/RS. Segundo ela, urge a qualificação das relações entre a fisioterapia e o SUS com base em fundamentos reais.