VI Conferência Municipal de Saúde de Tupanciretã

07/10/2007
Nos dias 17 e 18 de agosto, na Casa de Cultura Mariano Freitas Beck, os alunos do curso de Fisioterapia organizaram a VI Conferência Municipal de Saúde de Tupanciretã que propôs diretrizes para a formulação da política de saúde para o município. Alunos, professores, trabalhadores da saúde e comunidade refletiram e discutiram temas, baseados na reafirmação dos princípios constitucionais de garantia do direito à vida e direito à saúde. Com o tema Desafios para a Efetivação do Direito Humano à Saúde no Século XXI, o Dr. Ricardo Burg Ceccim, professor da UFRGS, proporcionou uma reflexão com os presentes sensibilizando-os para o início de trabalhos em grupo. Durante a conferência, também foram oferecidas à comunidade algumas atividades da UNICRUZ, como Curso de Nutrição: avaliação nutricional através do IMC e da circunferência abdominal; orientações alimentares para hipertensão, diabetes e dislipidemias e dicas de alimentação saudável, Curso de Fisioterapia: avaliação postural, medida da capacidade respiratória funcional (Peack Flow) e dicas de cinesioterapia laboral e o Curso de Farmácia: realização de teste de Glicose.

Diante de todas as proposições feitas na VI Conferência Municipal de Saúde, buscou-se seguir o pensamento do mestre Paulo Freire quando ele diz: “É fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal maneira que, num dado momento, a tua fala será a tua prática”.

Fotos: Comissão organizadora da conferência - Acadêmicos do Curso de Fisioterapia da UNICRUZ, disciplinas de Educação em Saúde, Fisioterapia na Prevenção e Promoção da Saúde e Deontologia juntamente com sua professora Fisioterapeuta Themis Goretti Moreira Leal de Carvalho e Dr. Ricardo Burg Ceccim – professor da UFRGS